quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

UFRGS - 2013 - Questão 06

06. Um estudante movimenta um bloco homogêneo de massa M, sobre uma superfície horizontal, com forças de mesmo módulo F, conforme representa a figura abaixo.
Em X, o estudante empurra o bloco, em Y, o estudante puxa o bloco; em Z, o estudante empurra o bloco com força paralela ao solo.
A força normal exercida pela superfície é, em módulo, igual ao peso do bloco

(A) apenas na situação X.
(B) apenas na situação Y.
(C) apenas na situação Z.
(D) apenas nas situações X e Y.
(E) em X, Y e Z.

   Na situação X, o estudante faz uma força inclinada que apresenta uma componente na direção vertical. Esta força soma-se à força peso nos locais em que o bloco tem contato com o solo. Logo nesta situação a força normal maior que a força peso.
   Na situação Y, o estudante faz uma força inclinada que apresenta uma componente no sentido contrário ao da força peso. Assim a força normal torna-se menor que a força peso.

   A situação Z não apresenta nenhuma componente vertical, a única força de interação entre o bloco e o solo é a força peso. Logo a normal é igual ao peso nesta situação.

Resposta (C).

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom!!! Se possível me apoie com qualquer valor para o pix. 51988037236 (telefone).
      Obrigado e abraço.

      Excluir
  2. Só uma dúvida, a força normal não se torna maior que a força peso em Y? Quando a gente decompõe a força inclinada em Fx e Fy, o Fy não se soma à força normal?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo. Não aumenta, pois força normal é uma força de contato e a componente y de F diminui o contato entre o bloco e a superfície, logo tende a diminuir contato e por tanto a força normal.

    ResponderExcluir