domingo, 9 de março de 2014

Cinemática 1: Conceitos iniciais

Cinemática

            Cinemática é a parte da física que trata dos movimentos. Define as grandezas físicas como posição, deslocamento, tempo, velocidade e aceleração. Não tem a preocupação de descobrir as razões dos mesmos, por outro lado trata do seu mecanismo e suas equações.

Referencial:

Imagine que você está jogando xadrez e já na primeira jogada você anuncia peão branco da casa B2 para casa B3. Perceba que nesta situação foram necessárias duas informações para localizar o peão. 
Por outro lado imagine uma estrada retilínea muito grande onde há a necessidade de localizar um veículo que por ela trafega. Ao fazer isto você precisa de um conjunto de números para representar a posição e como está orientado este conjunto numérico.
Adotamos um sistema orientado de coordenadas quando queremos localizar um objeto, a este sistema chamamos de referencial. Neste sistema é sempre importante empregarmos um ponto que chamaremos de origem e representará a posição cuja coordenada é zero.

Dependendo do referencial podemos definir se o objeto está ou não em movimento, definir a posição que este corpo se encontra, a velocidade dentro deste referencial.

Este sistema de coordenadas pode ser de uma, duas ou três dimensões, como exemplificado na figura abaixo.

Referencial Unidimensional
Referencial Bidimensional
Referencial tridimensional
Um referencial pode estar localizado em uma estrada, um tabuleiro de jogos e outros sistemas.
Referencial unidimensional: neste caso indica o início da estrada Federal BR-101. Esta é a origem do referencial.

Neste tabuleiro de Xadrez indicamos o referencial pela linha em que se encontra e pela coluna. A origem está na coluna A-linha 1.

Como pode ser visto há uma importância fundamental na escolha do referencial em que se vai trabalhar, este pode complicar muito seu trabalho. Claro que a escolha só depois de algum tempo de trabalho para aprender a escolher o melhor referencial. Basta treinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário