terça-feira, 11 de julho de 2017

PUCRS 2017 - Questão 9

Sobre o fenômeno de indução eletromagnética, apresentam-se três situações:

Situação 1: Uma espira condutora gira em torno do eixo indicado, enquanto um ímã encontra-se em repouso em relação ao mesmo eixo.

Situação 2: Uma espira condutora encontra-se em repouso em relação a um circuito elétrico no qual uma lâmpada pisca com uma frequência constante.
Situação 3: Uma espira condutora se encontra em repouso em relação a um fio condutor retilíneo, ligado a um circuito elétrico, no qual circula uma corrente elétrica i contínua e constante.
Verifica-se uma corrente elétrica induzida na espira condutora na(s) situação(ões)
A) 1, apenas.
B) 3, apenas.
C) 1 e 2, apenas.
D) 2 e 3, apenas.
E) 1, 2 e 3.

Resolução:
Na situação 1 temos uma espira em movimento relativo ao imã, este movimento faz com que o campo de indução magnética dentro da espira varie. Conforme a Lei de Lenz a variação do fluxo magnético, e por consequência do campo de indução magnética, próximo a um condutor, cria neste uma corrente elétrica induzida.

Na situação 2 temos espira em repouso, porém o "pisca-pisca" da lâmpada indica que a corrente elétrica do circuito está variando.
Correntes elétricas geram campos induzidos por elas, se a corrente varia este campo também varia.
A corrente variável do circuito cria cria um fluxo magnético também variável no interior da espira, logo, a espira terá uma corrente induzida pelo fluxo magnético em seu interior.

Na situação 3 temos uma espira em repouso e uma corrente elétrica constante no tempo, isso significa que embora a corrente esteja criando um campo magnético que atravessa a espira, não há variação no fluxo magnético, sendo assim, não há o aparecimento de uma corrente induzida na espira.

Temos assim, corrente elétrica induzida apenas nas situações 1 e 2 , e a resposta é o item (C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário