domingo, 24 de dezembro de 2017

UFRGS - 2016 - Questão 23

Considere as afirmações sobre radioatividade nuclear.
I - Todos os núcleos atômicos são radioativos.
II - Todos os núcleos radioativos em uma dada amostra, depois de duas meias vidas, já se desintegraram.
III- No decaimento ɣ, um núcleo em um estado excitado decai para um estado de menor energia pela emissão de um fóton.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

Resolução:
I - Nuclídeos atômicos de baixa massa como o hidrogênio, por exemplo, não apresentam instabilidades capazes de emitir algum tipo de radiação. Porém o parâmetro para emissões radioativas não é apenas a massa, isótopos de carbono 14 sofrem decaimentos do tipo beta apesar de possuir massa baixa em comparação com outros elementos radioativos como urânio 237.
Por tanto nem todos os elementos são radioativos.
Item incorreto.

II - O chamado tempo de meia-vida é o período para que o conteúdo da amostra reduza-se à metade do valor anterior. Assim ao passar por duas meias vidas a amostra reduz-se a metade na primeira e à metade novamente na segunda, sendo assim, reduz-se a um quarto do valor inicial, ou 25%, logo ele não se desintegra totalmente como a afirmação dá a entender.
Item incorreto.

III- Decaimento gama é uma radiação eletromagnética, ou seja, luz. A energia eletromagnética é transportada por partículas chamadas fótons que é a situação descrita no item III.
Item correto.

Resposta: item (C) 

Se você gostou desta publicação me ajude a produzir mais publicações. apoie-me: Campanha Coisas de Físico: https://apoia.se/10213499416137348

Nenhum comentário:

Postar um comentário